Ano Letivo 2021/2022

Dia da Família!

 

No dia 13 de maio comemoramos o Dia da Família. Nesse dia os alunos trouxeram uma peça de vestuário vermelha e representamos um coração humano e a palavra "Família" no espaço do recreio. Decoramos também a entrada da nossa escola com corações feitos de embalagens, pelos alunos, juntamente com os pais.

 


 

No âmbito de uma campanha da ONGD Mundo A Sorrir e a Oral-B, e na qualidade de escola promotora de saúde, recebemos kits (escovas e pastas dentífricas) para que todos os alunos possam dar seguimento aos cuidados de higiene.

A Mundo a Sorrir associou-se à Jordan (marca de produtos dentífricos, com grande consciência ambiental) e à iniciativa de recolha de escovas usadas que serão transformadas em pranchas de surf recicladas e posteriormente doadas à Associação Portuguesa de Surf adaptado. 

Os alunos aderiram a esta iniciativa com grande entusiasmo e depositarem as suas escovas usadas e em troca receberam uma nova escova e pasta dentífrica.

 


Para comemorar o "Dia da Floresta Autóctone" os alunos construíram uma granada de sementes com bolota. Para isso, recolheram bolotas no recreio  da escola; em sala de aula, guardaram as embalagens de leite (uma por cada aluno - abertas e lavadas) e no polivalente construíram a granada de sementes. 

A granada de sementes é uma técnica ancestral japonesa que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas de argila, substrato vegetal (terra) e sementes. O objetivo é alertar para a necessidade de cooperar de forma solidária e responsável na regeneração e reflorestação da nossa floresta com espécies autóctones.

Como deves usar a granada de sementes?

As granadas servem para ajudar a recuperar a floresta. Com este método é possível semear centenas de árvores num só dia, com poucos recursos, esperando que a Natureza cumpra a sua função. As granadas não precisam de ser enterradas ou regadas. Basta serem lançadas numa floresta ou terreno, preferencialmente, durante a primavera ou outono. Protegidas dos insetos, dos pássaros, da temperatura e da luz, estas granadas de sementes serão ativadas com a chuva.


Como foi festejado o S. Martinho na nossa escola!

Após o teatro realizado da parte da manhã, à tarde, realizou-se o tradicional Magusto. Com caruma e alguma lenha fez-se a fogueira onde se colocaram as castanhas a assar. A mesma foi rodeada por um círculo enorme constituído por todos os alunos. Enquanto as chamas aqueciam o ambiente, cantou-se e dançou-se ao som de músicas típicas. Como conta a tradição, à volta da grande fogueira comemos as castanhas assadas, bebemos sumo e também enfarruscamos as caras. Ninguém escapou!


Teatro de Sombras da Lenda de S. Martinho

No âmbito do tema de S. Martinho, comemorado na nossa escola no dia 11 de novembro, foi apresentada a Lenda de S. Martinho em teatro de sombras e em articulação com as turmas do 1º e 2º anos.

Através desta história as crianças exploraram a técnica do teatro de sombras onde conseguiram perceber o efeito luz/sombra.


A Jornada do Rui Mário - o nosso atleta

A EB de Afurada de Cima aderiu à campanha solidária “A jornada do Rui Mário - o nosso atleta”. O Rui Mário é um menino de 5 anos que nasceu com paralisia cerebral e necessita de terapias de várias especialidades para melhorar o seu desenvolvimento em todas as áreas. 

O sorriso deste herói cativou-nos e levou-nos a abraçar esta causa com a recolha de tampas de plástico que permitem a angariação de fundos para financiar as terapias de que necessita.

No dia 9 de novembro, a escola entregou 130 kg de tampinhas de plástico contribuindo, assim, para esta causa solidária e para a sustentabilidade do meio ambiente.

Queremos agradecer a toda a comunidade escolar que permitiu que esta ação fosse possível. E esperamos continuar a contar com a boa vontade de todos para recolher mais tampinhas para o Rui Mário. 

 


A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

Este ano assinala-se a 9.a edição. A data coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, instituído a 5 de novembro pelas Nações Unidas.

O exercício compreendeu a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrolou-se durante um (1) minuto, no qual os alunos, executaram os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

É objetivo de A TERRA TREME sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.


No dia 7 de outubro, os alunos assistiram à apresentação online, através da plataforma zoom, do livro "O Planeta Limpo do Filipe Pinto - Água Limpa". Esta é uma atividade desenvolvida em parceria com a ABAE - Eco-Escolas e está inserida na comemoração do Dia Mundial do Mar (26 de setembro) e do Dia Nacional da Água (1 de outubro). 

O objetivo do projeto Água Limpa assenta na sensibilização do público mais jovem para a importância que os recursos hídricos desempenham na sustentabilidade e preservação do Ambiente e da Vida Terrestre. 


No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Música, a 1 de outubro, os alunos desenvolveram diversas atividades em sala de aula e entoaram o cântico “Somos Cidadãos do Mundo” com o acompanhamento do Professor Pedro à viola. As crianças foram desafiadas a construir um instrumento musical, em família, utilizando somente materiais recicláveis. Com os trabalhos realizados, foi feita uma exposição na biblioteca.